O DESCANSO É FUNDAMENTAL PARA A SAÚDE

Posted by Bispo Rodovalho | | Posted on 12:23


O descanso é fundamental na preservação da saúde, como a alimentação e os exercícios físicos. São necessárias oito horas de sono ou descanso para que o corpo humano seja capaz de refazer seu equilíbrio químico, térmico e estruturação celular.

O organismo aproveita esse período para fazer a sua própria depuração. As células, após terem recebido o seu alimento, processam o trabalho de eliminação das toxinas depositando-as no sangue que as levará aos órgãos responsáveis por elaborar a filtragem do sangue, eliminando toxinas pelas vias normais, que são os rins, intestinos, pele e pulmões.

Após um período de exercícios físicos, temos a nítida impressão do corpo estar “quebrado” e que precisamos de um período de relaxamento.

Esse momento é adequadamente proporcionado quando dormimos. É no período de sono, ou descanso, que a reconstrução celular acontece. Através dos exercícios físicos as células são “quebradas”, por assim dizer. Contudo elas precisam ser recompostas.

Não são apenas os exercícios e a alimentação que dão saúde. O sono e o descanso são indispensáveis para trazer a recomposição das células, o equilíbrio e o crescimento muscular saudável. A resposta do organismo à sua alimentação e aos exercícios vem durante o sono.

As pessoas que sofrem de insônia, não proporcionam a si mesmas um período de relaxamento, colocando em risco, de maneira assustadora, todo o seu equilíbrio químico e emocional. A insônia é causadora dos maiores estresses no homem, porque ela simplesmente rouba do indivíduo, a possibilidade de refazer seu equilíbrio.

Muitas vezes, o estresse é o resultado de um período de esforço extenuante, sem o descanso necessário. Sabemos que um dos sintomas é a insônia e percebemos um efeito em cadeia: a insônia produzindo o estresse, que por sua vez produz a insônia. Este ciclo vicioso pode trazer conseqüências gravíssimas na saúde física e mental das pessoas. Precisamos aprender a nos respeitar e nos permitir o período de descanso que o nosso corpo necessita para sua devida recomposição e equilíbrio.

As pessoas não entendem porque sentem sono após o almoço ou jantar. Isso acontece porque o seu organismo está comunicando a necessidade de descanso, para metabolizar aquela refeição, ou seja, ele está canalizando sua energia para o processo digestivo.

A energia desprendida para seu vigor está sendo utilizada, promovendo a condução dos elementos contidos nos alimentos para o seu destino, para que sejam aproveitados pelo organismo, gerando assim mais energia para seu desempenho.

Na verdade, quanto mais pesada for a refeição, maior será a necessidade de descansar ou cochilar após a mesma, pois o organismo estará direcionando sua energia no processo digestivo.

Devemos dar preferência às refeições mais leves e adequadamente balanceadas, pois assim estaremos aptos a nos movimentar com mais facilidade e executar nossas atividades.

Possuímos, dentro de nós mesmos todos os recursos para manter nossa saúde em equilíbrio. O que nós não temos é descanso, que é um fator extremamente necessário para que nosso organismo, por si próprio, realize seu trabalho e busque o equilíbrio.


Bispo Rodovalho

Comments (4)

Oi Bispo,vou repassar este texto para um monte te gente,Ok?

Oi Bispo,Coloquei o link no meu facebook.

Poxa Bispão... Meu organismo funciona bem com 5 horas de sono, se bem que 1x na semana eu preciso dormir 8h pra dar uma 'geral' no meu corpo. =)

Muito bom o post Bispo! Me esclareceu muitas coisas, pois eu sou uma das muitas pessoas que acredita que às vezes o descanso é desnecessário.

Postar um comentário