O PROPÓSITO DE DEUS AO CRIAR O HOMEM - PARTE I

Posted by Bispo Rodovalho | | Posted on 11:04



No capítulo 1 do livro de Gênesis há a primeira menção à criação do homem. Encontramos ali não apenas o relato de como Deus o criou, mas porque o criou. O versículo 27 diz que Deus criou o homem à Sua imagem. Sem dúvida, o Senhor queria alguém que pudesse expressar Sua imagem e semelhança.

"...Criou Deus, pois, o homem à Sua imagem, a imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre todo animal que rasteja pela terra..." (Gn. 1:27-28).

Deus criou o homem para ser uma expressão de Si. O Senhor o formou para ser semelhante a Ele e para ser o Seu representante legal na terra. Podemos entender melhor este princípio em Ez. 28: 14-15.

"...Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; estavas no Monte Santo de Deus, andavas entre as pedras afogueadas. Perfeito eras nos teus caminhos desde o dia em que fostes criado, até que se achou iniquidade em ti...".

Vemos que Lúcifer possuía o encargo de proteger o Monte Santo e era perfeito em seus caminhos, sendo um representante de Deus e estando submisso a Ele. Mas no versículo seguinte encontramos sua queda. Lúcifer caiu e uma brecha se fez nos céus. Então Deus criou o homem, conforme está escrito no primeiro capítulo de Gênesis, para suprir esta lacuna.

"... a terra, porém era sem forma e vazia: havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de deus pairava por sobre as águas..." (Gn 1:2).

Este versículo fala de Lúcifer no estado de pecado e queda. Encontramos o Espírito de Deus se movendo para desfazer as obras do diabo.

Paulo fala sobre um ministério em em Ef: 5:31-33:

"...Por isso deixará o homem seu pai e a sua mãe e se unirá a sua mulher, e serão os dois uma só carne. Grande é esse mistério, mas eu me refiro a Cristo e à Igreja. Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher respeite a seu marido".

Ele fala sobre o homem e a mulher e faz uma comparação entre Cristo e a Igreja, marido e a esposa.

"...não é bom que o homem esteja só, far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea..." (Gn 1:8).

Isso também se refere a Cristo e à Igreja. O homem foi criado para ser a noiva de Cristo, para completá-lo. Quando o Senhor criou Adão, estava formada a companheira; em Adão foi formada a noiva para seu Filho, e por isso Paulo diz que a Igreja é o complemento de Cristo. A palavra "complemento" fala daquilo que falta para ser completo.

"...a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas..." (Ef. 1-23).

Cristo é o complemento em si, porém Ele necessita de comunhão assim como o homem necessita de comunhão e da mulher. Vemos portanto, que Deus nos criou para este fim e, por meio da comunhão, somos íntimos em Seu amor.

"Então, ouvindo a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia, esconderam-se o homem e sua mulher da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim. Mas chamou o Senhor Deus ao homem, e lhe perguntou: - Onde estás?" (Gn3: 8-9).

Deus estava ali para compartilhar, conversar e se relacionar com Adão e Eva, pois para isto Ele os havia criado: para serem amigos íntimos. Nisto também está o prazer do homem. Quando está em comunhão com o Senhor, sua vida tem sentido; porém quando perde esse propósito de vista, se torna vazio e vagante.


Continua...

Bispo Rodovalho
26/01/10




Comments (0)

Postar um comentário