PODER TEMPORAL X PODER ESPIRITUAL

Posted by Bispo Rodovalho | Posted in , , , | Posted on 18:59


O drama da humanidade é a questão da administração do poder, uma vez que, aquele que o detém, normalmente traça a direção e efetiva o destino que tomaremos como país e sociedade.

"Tornou-se Jotão poderoso, porque dirigiu seus caminhos na presença de Deus..."
                                                                                                                  II Crônicas 27:6

Quando a Bíblia diz que: "Jotão tornou-se poderos", E;a faz uma declaração especial: Deus não tem medo de conceder poder ao homem! Jotão se tornou poderoso aos olhos de Deus e não apenas aos olhos dos homens. Deus não amaldiçoa o poder, como muitos de nós tentamos interpretar. Deus o abençoa eo santifica.


Síndrome da Fracassomania


Parece que o Senhor não compartilha do mesmo sentimento que temos a respeito da fracassomania, ou seja: tudo tem que fracassar. A Bíblia diz que tudo que for vivo um dia morrerá, mas morrer nem sempre é fracasso. O Senhor nos faz esta asseveração quando nos relata a vida de Jotão no capítulo 27 do versículo 1 ao 7 do livro de II Crônicas. No decorrer desses sete versículos Ele nos falou muita coisa. O oposto de Jotão foi seu pai, Uzias. O texto de II Crônicas 26:1-23, nos conta a história de Uzias, que tanbém foi rei e também foi poderoso. Estes versos nos mostram que ele organizou exércitos, expandiu o reino, conquistou cidade, inventou armas. Enfim, Uzias fizera mais que seu filho, na perspectiva dos homens.


Porém, na perpesctiva de Deus, ele foi um fracasso como está registrado me II Crônicas porque quando se fortaleceu, deviso à ajuda que recebera, "exaltou seu coração, para sua própria ruína". Isto se deu porque o seu poder não provinha de um coração de servo, mas de um coração cheio de orgulho.


É comum nos depararmos com homens que usam do "servir" para obter "poder", enquanto que o plano de Deus é dar-nos poder para que tenhamos as condições necessárias para servir!


Portanto, podemos "ter poder para servir ou servir para termos poder". O poder não pode ser um fim em si mesmo. Se isto acontece, ele apoderecerá qualquer indivíduo ou sistema. O poder apenas tem sentido quando é regido pela paixão que extravasa os corações, e nos faz sentir a pequenez e a fragilidade humana.


Às vezes consideramos que alguém se tornou poderoso, forte, conhecido, que cresceu e tornou-se auto-suficiente em seu poder, mas aos olhos de Deus ele continua frágil, mesquinho e infantil. Este é o caso de Saul que aparentemente se fortalecera, organizara exércitos (ISm 13:1-7), porém na perspectiva de Deus, já estava vencido. Ele já havia se prostrado perante o Deus do orgulho, do qual originara seu nome: Saul = aquele que é altivo.


A nova Geração


Que lástima!

Deus escreveu sobre Jotão tudo aquilo que não pôde escrever sobre Uzias! Cremos de todo o coração que este chamado era para Uzias, seu pai, mas ele falhou. Ele não soube administrar o poder com o coração de servo e por isso corrompeu-se. Eu não gostaria que Deus escrevesse sobre a nossa geração o que Ele escreveu sobre Uzias.


Eu creio que cada nova geração tem sua hora e sua unção, logo não podemos deixar que a geração seguinte alcance o desafio que era para nossa geração. Que Deus nos dê força e graça suficientes para obedecermos a plenitude do Seu chamado e assim a próxima geração possa ir avante no chamdo que Deus planejou para ela.


O Propósito Continua


Deus não desiste de seus propósitos! O fato de Uzias ter falhado não significou que Jotão também teria que falhar. Porque um homem falha, todos não precisam estar debaixo do mesmo juízo. Deus acredita no homem. Assim que Uzias falhou, Ele começou a preparar Jotão! Ele passou Sua unção e poder para a próxima geração. Deus não desistiu. Ele tem aliança com Seus propósitos.


O poder era o objetivo de Uzias. A glória de Deus e o bem estar de Israel eram a paixào de Jotão. Um servia para ter poder e o outro precisava do poder para servir. Que sua vida seja assim; mesmo que seja narrada com poucos versos ou palavras, mas que você fale à sua geração! Que possamos ter o PODER que Deus quer colocar em nossas mãos para SERVIR. Que a paixão pela Missão seja o maior clamor de nossos corações!



Bispo Rodovalho
03/07/2010 

Comments (0)

Postar um comentário