O EXEMPLO DA SEMENTE

Posted by Bispo Rodovalho | Posted in | Posted on 06:01

A nossa maior responsabilidade é construir projetos que se autoperpetuem como as sementes, que consegue perpetuar sua espécie. Podemos considerar estes projetos como um sucesso quando ele conseguir se multiplicar.

Estude as sementes. Vamos aprender os princípios e processos de perpetuação da capacidade de gerar seres com as mesmas características e traços genéticos que seus progenitores.

Marcos 4.26-29 “E dizia: O reino de Deus é assim como se um homem lançasse semente à terra. E dormisse, e se levantasse de noite ou de dia, e a semente brotasse e crescesse, não sabendo ele como. Porque a terra por si mesma frutifica, primeiro a erva, depois a espiga, por último o grão cheio na espiga. E, quando já o fruto se mostra, mete-se-lhe logo a foice, porque está chegada a ceifa.”

Jesus disse que o Reino de Deus tem uma similaridade com a semente plantada ao solo. Quando pensamos nessa simbologia, descobrimos algumas características comuns entre esses dois fatores que se interligaram – o Reino de Deus e a semente.

Jesus está nos dando algumas lições claras sobre a semente e o reino. A primeira é que o processo da semente é alheio a você. Depois de plantar, você não precisa mais se preocupar com ela. Existe um processo autoprogramado para que aquela semente possa nascer, incorporar-se e finalmente frutificar. E o Reino de Deus é assim. Ele precisa ser encarado dessa forma. Da mesma maneira que não vemos todas as fases de evolução de uma semente, nós também não conhecemos todo o processo da ação de Deus. São processos imperceptíveis, onde muitas vezes só se vê os resultados. Jesus está nos ensinando a não se preocupar com os detalhes do processo. Confiar no poder da vida, no poder da autoprogramação genética colocada nos elementos da fé. A fé e a palavra de Deus gerará em nós aquilo para qual ela foi programada para fazer. Você, aceite a palavra e vai viver sua vida. De repente, aquilo que foi plantado em você vai nascer, crescer e te transformar.

A próxima lição da parábola de Jesus é que: “O sucesso se autoperpetua”. Essa é a característica da semente. Ela tem a responsabilidade de perpetuar o novo ser que está confinado na sua ínfima e minúscula cápsula. Tudo que é sucesso no universo tem que se autoperpetuar. Não podemos imaginar o sucesso como um único ser  gerado e depois exterminado. O sucesso tem que ter por si a capacidade de perpetuar-se, quer seja na vida biológica, quer seja na vida humana, quer seja no seu trabalho, quer seja nos seus relacionamentos. Precisamos aprender com a natureza e com o “arquiteto maior” que não apenas criou a beleza da vida, mas também a fez com a capacidade de autoperpetuar-se e de autocriar-se, cumprindo ciclos de desenvolvimento e perpetuação.

Jesus disse que aquela semente iria ser tornar uma grande colheita. Tornar-se-ia uma grande ceifa que seria o resultado aguardado. Sucesso tem a responsabilidade de chegar a resultados concretos. Sucesso tem a responsabilidade de alcançar metas.

A terceira lição que Jesus nos ensina é que: “Quando você trabalha com esse princípio em mente, você praticamente exclui o “suor””. A necessidade de não suarmos no processo da geração daquela semente. Apenas plante a semente, que ela tem o potencial de cuidar de si.

O conceito de suor, foi o conceito de trabalho com dor e sofrimento que foi introduzindo na queda do homem em Gênesis 3. Até antes desse episódio, o homem vivia daquilo que eles plantavam e colhiam sem suor, sem ter que trabalhar a terra para vencer as pragas e as adversidades. Em Marcos 4 Jesus faz menção a este aspecto da vida pré-ordenada antes da queda. Por isso que ele disse que você não vai precisar suar. Você simplesmente lança a semente, e aguarde, porque ela terá o poder de ser perpetuar-se. Ela não precisa de seu esforço para produzir. Aliás, essa é a beleza do universo. O universo caminha sozinho. Ele repete os mesmos ciclos e as mesmas etapas todos os dias, sem que alguém tenha que interagir com ele. Não apenas serve como palco da nossa vida, mas também como lição para que nós possamos construir sistemas inteligentes.
 
 
Bispo Rodovalho


Comments (0)

Postar um comentário