A CORAGEM DE CALEB

Posted by Bispo Rodovalho | Posted in , , , , | Posted on 16:21


No livro de Números, capítulo 13: 1a 6, encontramos o seguinte texto: "E falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Envia homens que espiem a terra de Canaã, que eu hei de dar aos filhos de Israel; de cada tribo de seus pais enviareis um homem, sendo cada um príncipe entre eles.E enviou-os Moisés do deserto de Parã, segundo a ordem do SENHOR; todos aqueles homens eram cabeças dos filhos de Israel.E estes são os seus nomes: Da tribo de Rúben, Samua, filho de Zacur; Da tribo de Simeão, Safate, filho de Hori; Da tribo de Judá, Calebe, filho de Jefoné..."

A vida de Caleb destoa da vida de Josué. Na Bíblia não encontramos Caleb na presença de Deus, mergulhado na tenda, compondo salmos, porque aparentemente ele não era homem de oração. Da mesma forma que Josué era completamente dependente de Deus, Caleb tinha outro perfil: não era místico, não era de muita oração, era homem somente com olhos para o natural, ele se revela como alguém até mesmo rude, bruto.

Veja o relato das intervenções de Caleb:

Números 13: 17 a 21. "Enviou-os, pois, Moisés a espiar a terra de Canaã; e disse-lhes: Subi por aqui para o lado do sul, e subi à montanha:E vede que terra é, e o povo que nela habita; se é forte ou fraco; se pouco ou muito. E como é a terra em que habita, se boa ou má; e quais são as cidades em que eles habitam; se em arraiais, ou em fortalezas.Também como é a terra, se fértil ou estéril; se nela há árvores, ou não; e esforçai-vos, e tomai do fruto da terra. E eram aqueles dias os dias das primícias das uvas. Assim subiram e espiaram a terra desde o deserto de Zim, até Reobe, à entrada de Hamate".

E continua: "Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela. Porém, os homens que com ele subiram disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós.E infamaram a terra que tinham espiado, dizendo aos filhos de Israel: A terra, pela qual passamos a espiá-la, é terra que consome os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura.Também vimos ali gigantes, filhos de Enaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos".

Quem fez o povo calar foi Caleb. Foi ele, quem se levantou e tomou a direção. Josué apenas agia com ele. Caleb não citou a palavra de Deus, diferentemente de Josué que era de oração, colocava Deus antes de tudo e sempre que falava invocava a Sua palavra.

Mas de onde Caleb tirava sua força?

Números 14: 5 e 6. "Então Moisés e Arão caíram sobre os seus rostos perante toda a congregação dos filhos de Israel. E Josué, filho de Num, e Calebe filho de Jefoné, dos que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes".

Nesse texto, vemos Moisés e Arão chocados com a agressividade daquelas pessoas. A hostilidade e a confusão na reunião os deixaram sem condições de falar. Então, eles caíram de joelhos a orar. Josué e Caleb também, pois quem estava de joelhos estava com Deus, quem permaneceu de pé estava na carne. Naquele momento, ali, ocorreu desrespeito, quebra de autoridade e de aliança, uma verdadeira loucura e demonismo e eles foram amaldiçoados: "ninguém dessa perversa geração verá a terra que sob juramento prometi dar a teus pais."

Números 14:24; "Porém o meu servo Caleb, porquanto nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o levarei à terra em que entrou, e a sua descendência a possuirá em herança".

A palavra espírito, aqui com letra minúscula, representava coração. Caleb tinha um coração diferente dos demais, dos outros dez rebeldes. Deus disse que Caleb teve outro coração, outro espírito, e perseverou em seguir o plano original. Deus reconheceu essa virtude em Caleb. Aparentemente, esta que era a única virtude que ele tinha e foi isso que ficou registrado sobre Caleb para a eternidade, por toda a Bíblia, até o Apocalipse.

Caleb tirava sua força da coragem. Coragem que vinha da confiança no projeto original.

Muitas pessoas que são preciosas, já desistiram do plano original, porque se cansaram, não tinham o coração formado, forjado, para o plano original. Elas conheceram a palavra, os princípios, pregaram e anunciaram a palavra e depois foram embora.

A fonte de Josué era totalmente diferente da fonte de Caleb; Josué não tinha essa segurança. Quando Moisés subiu para orar 40 dias e Israel fez o bezerro de ouro, Josué quase enlouqueceu alertando sobre o pecado e pedindo a Moisés que os proibissem.

Por outro lado Caleb não se alterou porque ele acreditava no plano de Deus e que ele seria realizado.

Caleb tinha uma fé e uma confiança inabalável no plano original e no caráter de Deus. Isso o diferenciou dos demais das tribos. E essa era a fonte da força de Caleb e ele sempre a invocava.

Confira em Josué 14:6 a 11. Caleb era reto e forte, ia e voltava do combate na força de Deus. Sua força, como era aos quarenta anos, era a mesma aos oitenta e cinco anos. Deus nos leva e nos traz de volta inteiros, e ninguém tocará em nossas vidas porque estamos na batalha do Senhor.



Bispo Rodovalho
19/03/2010.

Comments (1)

Parabéns Bispo pela palavra,sou o Pr Mozart Lombardo discípulo do Bispo Toneti e Pr da Sara em Aquidauana-MS.Excelente palavra para todos nós. Ter a força de Caleb em meio as tempestades da vida é uma luta ,mas devemos e podemos confiar nos planos de Deus. Gostaria de colocar seus textos na Rede Social do Arena Jov, logicamente, mantendo sua autoria e o endereço de seu Blog.

O Endereço da Rede Social é http://arenajovcvel.ning.com

Criei a Rede há dois anos e já tem quase 4.000 membros do Arena Jov e já tem mais de 30.000 acessos em todo mundo.

Se puder autorizar por e-mail o meu é: mozartlombardo@yahoo.com.br

Se puder indicar a Rede Social no seu Blog seria legal.

O Sr pode também postar lá diretamente. Fique na paz.

Postar um comentário