DESCOBRINDO A FONTE DA INSPIRAÇÃO

Posted by Bispo Rodovalho | Posted in , , , , , , | Posted on 06:30





Vamos estudar alguns exemplos bíblicos de pessoas que descobriram a fonte de sua força e, consequentemente, o segredo para uma vida de sucessos.

Josué e Caleb foram os únicos sobreviventes de uma geração inteira de mais de cinco milhões de pessoas. Josué chegou aos seus oitenta anos com vigor, saúde e juventude, liderando uma nação muito jovem, toda ela nascida durante a peregrinação pelo deserto.

Ele passou experiências extremamente drásticas: saiu do egito, peregrinou por 40 anos no deserto, assumiu o posto de Moisés e se tornou o líder daquele povo. Atravessou o Jordão, venceu as nações de Canãa, dividiu a terra, reorganizou o estado e partiu para a eternidade com um testemunho maravilhoso e uma história de vida tremenda.

Existem pessoas que pensam ser fortes porque tudo está dando certo em suas vidas.Porém, quando algo dá errado, o seu mundo desaba. Josué passou todo tipo de golpes, dramas, batalhas, decepções, traições e abandonos em sua vida, porém aquilo só o fazia mais forte.

Êxodo 39: 7 a 11  "E tomou Moisés a tenda, e a estendeu para si fora do arraial, desviada longe do arraial, e chamou-lhe a tenda da congregação. E aconteceu que todo aquele que buscava o SENHOR saía à tenda da congregação, que estava fora do arraial. E acontecia que, saindo Moisés à tenda, todo o povo se levantava, e cada um ficava em pé à porta da sua tenda; e olhava para Moisés pelas costas, até ele entrar na tenda. E sucedia que, entrando Moisés na tenda, descia a coluna de nuvem, e punha-se à porta da tenda; e o SENHOR falava com Moisés. E, vendo todo o povo a coluna de nuvem que estava à porta da tenda, todo o povo se levantava e cada um,  à porta da sua tenda, adorava.E falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; depois tornava-se ao arraial; mas o seu servidor, o jovem Josué, filho de Num, nunca se apartava do meio da tenda".

Moisés colocou a tenda fora do arraial porque ele representava vida humana: porque ele representava a vida humana; barulho, conflitos, confusão, problemas humanos. A vida de Deus tem que estar fora do burburinho. Quando queremos encontrar com Deus precisamos estar em um momento de paz em nossas vidas. No final do texto vemos qual era o segredo de Josué -  ele não se apartava da tenda. "Ele não se afastava da presença de Deus".


Josué era menos dotado de talentos humanos do que Caleb. Caleb era mais forte e melhor estrategista do que Josué. Esse aparentava ser mais tímido e fisicamente menos forte, mas ele  era mais dependente da presença de Deus.


A Bíblia diz que Moisés descobriu o segredo para falar com Deus; ele colocara a tenda da adoração fora do arraial e ia até lá para se encontrar, falar com Ele. Toda a congregação via Moisés entrar para adorar e sair. Josué, porém, entrava e não saía da tenda, porque ele permanecia na presença de Deus.


A arca da aliança ou da glória de Deus foi chamada de "a arca da força ou da presença de Deus". Precisamos aprender o segredo para atrair a presença de Deus em nossas vidas, para termos a força que vem da sua presença. Precisamos aprender a orar de uma forma dependente, como Josué dependia do altar, da glória e da presença de deus, mostrada no fato dele não se apartar da tenda.


Não existem problemas que o Espírito Santo não possa nos dar a solução. O difícil é trazer à luz o que está oculto. Se quisermos conquistas novas como crescimento no trabalho ou na célula, precisamos aprender a depender de Deus: orar, ficar perto Dele, levar para o altar, para a tenda, sondar nosso espírito.


O segredo da força de Josué era que ele tinha uma intimidade renovada. E como ele, para sermos fortes, precisamos descobrir o lugar de intimidade com a presença de Deus.




Bispo Rodovalho
17/03/2010

Comments (0)

Postar um comentário